Tem alguma pergunta?

Gandini
responde

A gente sabe que muitas dúvidas aparecem quando o tema é seguro, sinistro e demais assuntos. Leia abaixo as perguntas mais frequentes.

Perguntas Frequentes

Uma apólice é um documento emitido por uma seguradora, que formaliza a aceitação do risco objeto do contrato de seguro. Nela estão discriminadas uma série de condições, como o bem ou a pessoa segurado/a, as coberturas e garantias contratadas, o valor do prêmio, assim como o prazo do contrato, entre outras.

Endosso é uma forma de transferência de propriedade de um título. No caso do endosso de seguro, é um documento expedido pela seguradora durante a vigência da apólice, que tem como objetivo a alteração, modificação ou transferência de dados do contrato de seguro.

É o valor que o segurado paga à seguradora pelo seguro para transferir a ela o risco previsto nas condições contratuais.

Franquia é o valor em dinheiro que o segurado é responsável em casos de sinistro em que não aconteça a indenização integral. Parece complicado, mas não é. Isso significa, por exemplo, que caso você bata seu carro e os reparos fiquem avaliados em R$ 5.000, e sua franquia é de R$ 1.500, por exemplo, você fica responsável por pagar R$ 1500 do conserto e a seguradora os R$ 3.500 restantes. Esse item existe nas apólices para garantir que o segurado dirija seu carro com cuidado, não entrando em riscos desnecessários – podendo pensar que o seguro cobre tudo. Também funciona como proteção para a apólice, garantindo que o segurado não tenha que acionar o seguro por danos pequenos. O preço da franquia, apesar de significativo, é sempre muito menor que o custo do carro. Vale lembrar que a franquia não é cobrada em casos de perda total e/ou danos a terceiros, assim como na utilização de guincho, carro reserva e demais produtos assistenciais oferecidos pelas seguradoras.

Sinistro é todo tipo de ocorrência prevista no contrato de seguro, de natureza súbita, involuntária e imprevista. Basicamente, são os acidentes de trânsito, incêndio acidental, furto, roubo que envolva o veículo segurado. É importante que você, segurado, conheça bem as situações que as seguradoras caracterizam como sinistro antes de fazer uma cotação de seguro auto, para não ter dor de cabeça com eventos não cobertos por ela. Fique atento também aos processos de regulação e liquidação dos mesmos. É grande o número de pessoas que deixam para conhecer esses pontos somente na ocorrência de um sinistro, o que pode causar complicações geradas por nervosismo ou desconhecimento.

Muitos possuem dúvidas de como funciona o seguro de carro para terceiros, mas ela tem uma utilidade fundamental. Ela garante que a seguradora conserte o veículo do terceiro (outra pessoa) em uma oficina referenciada, sem que haja custos para você. Diferentemente da franquia que é paga quando você bate o carro e precisa arrumar o seu próprio veículo, quando há colisão com veículo de terceiros, por exemplo, o custo fica por conta da seguradora.

É importante falar que ao contratar a cobertura, o segurado deve definir qual será o valor limite para uma possível indenização em um veículo, pois dependendo do tamanho do prejuízo, a seguradora não irá reparar totalmente os danos. Um exemplo: se tem uma cobertura de R$50 mil e colidir gravemente com uma Ferrari, os danos podem ultrapassar esse limite.